terça-feira, 31 de março de 2015

Emagrecer é possível?

Um dia as coisas mudam, você se olha no espelho e não reconhece a pessoa ali refletida.
Seja pela falta de tempo ou pela vaidade que foi pelo ralo ao longo os anos, o fato é que, após tanto descuido, a realidade está ali, estampada para quem quiser ver: a mocinha de 22 anos com seus 56kgs agora é uma mulher de 35 anos, com seus 100kgs.
3 dígitos na balança são um divisor de águas na vida de qualquer pessoa.

Nunca se viu tantos blogs, vlogs, perfis de Facebook e similares sobre histórias de vida com "antes e depois". São milhares de pessoas lutando diariamente contra a balança, o espelho e contra a compulsão.

Sim, a obesidade é uma doença. Não é preguiça, não é enrolação, é uma doença e deveria ser respeitada e tratada como tal, mas infelizmente a sociedade visualiza essa situação de uma outra forma.

Cirurgias bariátricas viraram "moda" entre muitas amigas minhas. Lipo, drenagem, intervenções cirúrgicas de menor porte (mas não menos arriscadas) ficam a cada dia mais recorrentes, mas aí eu questiono: Quantas pessoas tem o mesmo acesso a estes recursos para atingirem seus objetivos?

O custo médio de uma redução gira entre R$ 25.000,00 e R$ 40.000,00, fora todos os adicionais posteriores que acompanham, como a cirurgia para a retirada de pele excedente.
E o que mais me assusta é que, em alguns casos, várias amigas minhas estão atualmente mais gordas do que quando fizeram a cirurgia. 

Minha teoria sobre isso?
Elas mudaram o corpo, mas não a mente.
O cérebro das pessoas que fazem esse tipo de cirurgia não foi devidamente reprogramado para uma alimentação saudável, aí elas continuam com o que eu chamo de "pensamento da gurdice".
Após o período de adaptação do corpo à nova realidade e ao atingir o peso almejado, elas voltam a comer como sempre fizeram, pela ansiedade, pela compulsão ou pelo simples prazer de "posso comer tudo o que quiser que não voltarei a engordar".
Casos de alcoolismo são recorrentes. E no fim, após alguns anos da cirurgia, o resultado está lá: o peso aumentou, o corpo inchou e a ideia inicial de saúde e bem estar foi para o brejo. 

Não tenho plano de saúde.
Não tenho R$ 25.000,00 para fazer a cirurgia.
Mas tenho 100kgs na balança e um corpo deformado.

Dietas são legais, fui à nutricionista, endocrinologista, acompanho dezenas de sites sobre emagrecimento mas a realidade é que para se emagrecer como "manda o figurino" você precisa de grana. Muita. E isso é uma coisa que eu não tenho.

Então decidi resgatar a minha saúde e minha dignidade emocional do jeito que eu posso, com atividades e alimentos acessíveis à qualquer pessoa, e acreditem, se eu conseguir, qualquer um consegue porque está pra nascer alguém mais enrolada do que eu em questão de se cuidar.

Bom, hoje é dia 31/03/2015, 100kgs cravados na balança e vamos ao que interessa: meu cardápio.

Como sou dona de um bistrô junto com o maridon, a tentação pula no meu colo sem parar. Cerveja gelada, tira gosto saboroso, refrigerante à vontade e uns bombons que teimam em ficar me olhando durante o dia serão as tentações diárias que terei que vencer.

Tenho uma meta: eliminar 35kgs.
O tempo para concluir? Só Deus sabe.

Desde que tive meu filho o meu peso transita entre os 90 e 100kgs, não posso querer mudar 12 anos em 12 meses, mas o primeiro passo foi dado.
Seguem os itens que comprei (e que são bem baratinhos) para me ajudar nessa árdua caminhada e que serão fundamentais para o meu físico e emocional.

- Chá Plan 30 dias.

Essa belezinha aqui é a minha alegria e desespero desde que eu o descobri, anos atrás. Sim, eu já tomei esse chá algumas vezes, com o intuito de tentar desinchar um pouco e nisso ele é extremamente eficaz mas, como disse anteriormente, sou muito enrolada e quase nunca consigo terminar algo que comecei, aí mora a minha dificuldade em voltar ao meu peso normal.

Tenho um problema de retenção de líquidos que é familiar, e essa cara de lua cheia me incomoda a ponto de eu não querer nem me olhar no espelho e este chá me ajuda bastante nisso. 

Composto por Cassia angustifólia e Peumus boldus, essa gracinha tem um gosto horrendo e te causa várias visitas ao banheiro ao longo do dia, por isso sugiro sempre que seja tomado à noite para que você não passe aperto caso não tenha acesso rápido a um vaso sanitário. 

A indicação é que ele seja ingerido duas vezes ao dia, pela manhã em jejum e após o jantar. Como trabalho ao lado de casa, encarei dessa vez tomar pela manhã e à noite, mas recomendo que, num primeiro contato, tome apenas um sachê à noite. Vai por mim, é mais seguro.

A caixa vem com 60 sachês e aqui em BH custa R$ 24,00 no Mercado Central, naquelas lojas de suplementos e produtos naturais.

 - Diet Shake + Leite em pó desnatado

 +

Essa misturinha sempre me deixou apaixonada!
Na realidade, eu tomei um shake a 1ª vez num Espaço Saúde da Herbalife, fiquei alucinada com os chás e principalmente com as delícias dos shakes, mas eu infelizmente não tenho condições de pagar R$ 90,00 num pote desses, aí procurei até encontrar um que tivesse sabor bacana, eis que encontrei o Diet Shake de morango. Como também amo leite em pó pela cremosidade, juntei o útil ao agradável e assim vou substituindo o meu sagrado "leite com Toddy" por um shake com adoçante
Ainda é uma misturinha um pouco cara para os meus padrões ( paguei 28,00 no Diet Shake ontem na Araújo e R$ 16,00 no leite em pó) mas deve durar pelo menos 1 mês e me ajuda principalmente de manhã, quando amo tomar um leite.


- Grão de bico

Taí um negócio barato e batuta (além de delicioso!). O grão de bico é fácil de fazer (deixa de molho de um dia para o outro numa vasilha com água e depois cozinha na panela de pressão, tal qual um feijão), substitui o arroz integral em várias receitas (porque o preço do arroz integral está pela hora da morte e ele demora demaaiiisss para cozinhar, assim até o final da dieta meu gás acabou!).

Dá pra fazer misturinha com tudo: na salada, como substituto do arroz, como patê, enfim, vai de acordo com a sua criatividade e a sua capacidade de achar receitas legais na internet.

- Frango desfiado

Vamos combinar que a carne e o peixe estão pela hora da morte no preço né? Então nada mais fácil, baratinho e gostoso do que comprar um peito de frango, cozinhar na panela de pressão, retirar a água excedente, fechar a panela (isso é importante!) e dar umas 3 sacudidas! PRONTO!! Eis o seu frango desfiado prontinho para qualquer receita!

Deu aquela vontade doida de comer um pão com requeijão e muita mortadela e queijo???Larga isso pra lá criança! Come um pão de forma com frango desfiado, tomate e uma cenourinha ralada com azeite por cima que fica chuchu beleza!!!!

Ontem, como não temos o hábito de jantar (na realidade rola sempre uma pizza ou algo bem engordativo mas que seja de preparo rápido), inventei de cozinhar um macarrão, esperei esfriar e coloquei frango desfiado, azeite, cenoura ralada, mostarda e um pouco de maionese (pouco mesmo viu!!!!) e ficou dilícia!!!

Bom, o tempo está corrido, preciso ir para o bistrô preparar o almoço da turminha mas amanhã volto para contar a saga da gurdinha na academia!

Beijo bunito!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário